Câmara de Vereadores de Mutuípe realizou audiência pública e debateu o combate ao suicídio

24/09/2019 às 11h24

Através de requerimento de autoria da Vereadora Dalva do Hospital do PSD, e em alusão à campanha Setembro Amarelo, a Câmara Municipal de Mutuípe realizou na manhã desta segunda-feira (23/09), no Plenário da Casa Legislativa, uma audiência pública com a finalidade de debater as causas do suicídio, bem como buscar medidas de prevenção.

O Evento contou com a participação de autoridades civis, militares, religiosas, poder público municipal, representantes sindicais, lideranças de comunidade e profissionais da área da saúde.A Vereadora Dalva, autora do requerimento, disse em entrevista, que a ideia surgiu após a grande quantidade de ocorrências no município. Ainda de acordo com Dalva, setembro foi o mês escolhido para desenvolver a atividade, por se tratar de um período voltado as campanhas de prevenção ao suicídio e suas causas através de eventos que abram espaço para debates sobre o tema.

O Presidente da Câmara, Vereador Indio Josafá, enfatizou que a Câmara continuará se empenhando para trazer a população para o debate dos vários temas que afetam a sociedade Mutuipense.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de Setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de Setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.